Contador de Histórias

Projeto cultural valoriza a literatura paranaense e a oralidade através de podcast’s.

Resgatar as brincadeiras de infância, como as cantigas de roda, adivinhas parlendas, quadrinhas populares, valorizar o folclore paranaense e brasileiro, estimular a contação de histórias e incentivar o convívio familiar com mais regularidade e qualidade.

Esses são os principais objetivos do projeto cultural “Minha Avó Me Contou – Literatura Paranaense e Tradição Oral”, que foi realizado entre 16 de agosto a 15 de novembro de 2021.

Inicialmente concebido para acontecer de forma presencial, as ações foram adaptadas para o universo digital e divulgadas por meio de podcastas no YouTubeInstagramFacebook e Castbox da atriz Lilyan de Souza.

Foram criados 40 episódios de podcast’s compostos por histórias da literatura infantil e infantojuvenil de autores paranaenses como Adriana Barretta Almeida, Alice Ruiz, Álvaro Posselt, Anderson Novello, Carol Sakura, Célia Cris Silva, Glória Kirinus, Josiane Mayr Bibas, Liana Leão, Lilyan de Souza, Márcio R. Garcia, Silviane Scliar Sasson e Sueli Araújo.

O público também pode conhecer lendas e contos populares do Brasil e do mundo nas versões de Flávio Moreira da Costa, Lilyan de Souza, Maria Fernanda Campos, Neil Philip e Ricardo Azevedo.

“Minha Avó Me Contou” também ofereceu gratuitamente uma vídeo-oficina de Bonecos dividida em dez episódios, que ensinou a confecção e a manipulação de bonecos em diferentes técnicas.
Além disso, foram criados dois Saraus de Histórias da cultura paranaense apresentados pelos contadores de histórias Fabiane de Cezaro e Lucas Buchile, também acompanhados do músico Joelson Cruz.

Ficha técnica

Elenco: Lilyan de Souza e Rafael di Lari

Músico: Joelson Cruz

Sonoplastia e edição: Lucas Mattana

Captação de som: O Grande Primata Estúdio Itinerante

Técnico de Som: Lúcio Nogueira

Designer Gráfica: Manu Assini

Produção: Cristiano Nagel

Parceria e participação: Inominável Companhia de Teatro

Projeto idealizado por Lilyan de Souza

 

Deixe seu comentário