Contador de Histórias
Contações de histórias em formato virtual
O projeto “Contos que me contam e encantam” aprovado no Edital Múltiplas Ações em Literatura e Leitura da Fundação Cultural de Curitiba realizaria, originalmente, contações de histórias para o público de todas as faixas etárias em escolas públicas, instituições sociais e Casas da Leitura em 2020.
Porém, devido à pandemia da Covid-19, teve o seu formato de execução alterado para a modalidade virtual.
Encontram-se disponíveis para o público cinquenta vídeos com contações de histórias no canal do projeto no YouTube.
Para este projeto fiz uma visita às minhas memórias buscando relembrar as narrativas ouvidas e lidas ao longo de minha vida.
São histórias que ficaram gravadas na memória através de diversas vozes, sejam elas de pessoas próximas que me narraram histórias ou de escritores cujos os livros tive acesso e me encantaram.
Literariamente as histórias selecionadas se diferem quanto à estrutura narrativa e seus conteúdos. Porém, todas elas estão repletas da sensação e lembrança de um imenso afeto ao lê-las, ouvi-las e conta-las.
Afeto este que se torna imprescindível quando se estimula o incentivo à leitura.
Estas histórias selecionadas pelo projeto são contadas permeadas pela ideia do lúdico, o brincar, o jogo, o faz-de-conta.
O projeto teve orientação artística do ator, contador de histórias e palhaço Carlos Moreira que também ministrou, em formato virtual, a oficina de contrapartida social denominada “Entre o brincar e o contar histórias”.
PROJETO REALIZADO COM O APOIO DO PROGRAMA DE APOIO DE INCENTIVO À CULTURA / FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA E DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA.
FICHA TÉCNICA
Contador de histórias: Rafael Di Lari
Orientador artístico e ministrante da oficina: Carlos Moreira
Designer gráfico: Manu Assini
Registro em vídeo: Lídia Ueta