Ator
Este é o corpo de um menino. O menino tem onze anos. Ele olha o seu corpo e pensa que é bom ter essa idade.
O processo de criação deste espetáculo teve início com um grupo de pesquisa sobre os romances do escritor Valter Hugo Mãe, em 2013. Finalizada a leitura dos romances optamos pela criação de um espetáculo teatral contaminados pelas palavras do escritor angolano (radicado em Portugal).
A estreia se deu no Festival de Teatro de Curitiba dentro da Mostra Novos Repertórios em 2014. Em seguida, fizemos uma temporada de apresentações no Teatro Mini-Guaíra. Esta temporada rendeu três indicações ao Troféu Gralha Azul: Melhor Texto, Direção e Atriz.
Ainda em 2014, tivemos a sorte de recebermos a visita do Valter Hugo Mãe em Curitiba como convidado de um evento literário – Litercultura. Aproveitamos a ocasião e fizemos uma única apresentação no Teatro do SESI Portão, tendo a presença do escritor na plateia. No ano seguinte fizemos mais uma temporada, mas desta vez no Teatro José Maria Santos e encerramos a Feira Literária do SESI em Jaraguá do Sul (SC).
Um canto de esperança para um mundo em ruínas. A história de um país em guerra. Ou, talvez, o delírio de um menino que busca nos livros e nos sonhos as chaves para suportar a dor. Uma dor inventada. A dor do primeiro amor. Há um menino. Porque ele sonha, ele não sofre. Porque ele sonha, não há guerra. Porque ele sonha, ele tem uma namorada francesa. Chansons d’amour& Roberto Carlos. Ele tem uma irmã ruiva. Porque ele sonha, ela não é adotada. Ela não foi gerada em um estupro de guerra. Ele não precisa cuidar de uma família na qual todos vivem em um tempo congelado, no tempo em que a guerra era só uma matéria a se decorar nos livros de história. O menino sonha, e porque ele sonha, essa peça existe.
Ficha Técnica
- Texto: Marcelo Bourscheid
- Direção: Lilyan de Souza e Marcelo Bourscheid
- Elenco: Fabiane de Cezaro, Lilyan de Souza, Lucas Buchile e Rafael Di Lari
- Participação especial: Jossane Ferraz
- Cenário e Figurinos: Manu Assini
- Iluminação: Lucas Mattana
- Sonoplastia: Letícia Guazzelli e Marcelo Bourscheid
- Vídeos: Alana Rodrigues, Felipe Aufiero e Tania Gazola Baes
- Produção: Lilyan de Souza
- Música original: Bruno Leão, Pedro Sasamoto e Daniel D´Alessandro
- Designer gráfico: Ricardo Braga
- Realização: Inominável Companhia de Teatro