Contador de Histórias

Contação da história de Francisco Gregório Filho

“Shulepe-Shulepe” apresenta a história de Yoiô, Yaiá e seus seis filhos. São moradores de uma pequena comunidade de casinhas de madeira e sobrevivem com pouquíssimos recursos financeiros.
Apesar de todas as dificuldades enfrentadas no dia a dia os integrantes desta família renovam suas forças através de algumas coisas simples, como: Yoiô e o seu berimbau, Yaiá e seu canto e as crianças com suas danças e bailados.
Até que certo dia, Yoiô ganha uma vara, uma linha e um anzol e se dirige ao rio para pescar. Por três vezes ele pesca alguns objetos mágicos: um cacho de bananas chamado “Tira e Come”, uma toalhinha chamada “Pega e Limpa” e uma alga gosmenta chamada “Shulepe-Shulepe”. Cada um destes objetos realiza uma mágica quando seus nomes são pronunciados.

O vídeo gravado com a contação de histórias, com aproximadamente 20 minutos de duração, tem uma linguagem bastante acessível aos diferentes públicos pois privilegia a oralidade, a potência da narrativa e das palavras no intuito de estimular os espectadores para o interesse pela história contada e pelos livros em geral.

A história “Shulepe-Shulepe” encontra-se no livro “Dona Baratinha e outras histórias” do escritor Francisco Gregório Filho.

Para assistir ao vídeo basta acessar aqui.

 

 

PROJETO REALIZADO COM RECURSOS DO PROGRAMA DE APOIO E INCENTIVO À CULTURA – FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA, DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA, DA SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA, DO MINISTÉRIO DO TURISMO E DO GOVERNO FEDERAL.

Deixe seu comentário